segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Francisco Moreira: Contando e Cantando os Encantos Piagas

A música é uma linguagem universal, uma manifestação artística que permite transmitir sentimentos, repassar saberes e provocar as sensações mais diversas. 

No movimento piaga, as produções musicais possuem o propósito de elevar a alma, de conectar com a ancestralidade regional, de exaltar as riquezas e a identidade de um povo que tem muito a contar e a cantar.

Quem escolheu trilhar esse caminho musical, em sintonia com a transmissão dos saberes míticos piagas, foi Francisco José Moreira Pereira, compositor e intérprete de algumas canções que partilharemos a seguir.

Nascido em 19 de junho de 1980, Francisco Moreira é natural de Piripiri (Piauí) e desde a juventude desenvolveu a sua afinidade com a música, quando cantava e partilhava suas composições na Igreja Católica de sua cidade.

Nos anos de 2002 e 2003, Francisco participou do concurso Canta Piripiri, que ocorre anualmente na cidade. Naquele mesmo período, ele também gravou diversas composições suas, no estilo MPB. No ano de 2010 ele participou do projeto "Aprenda Cantando", com paródias de sua autoria e a regravação de alguns cânticos didáticos, chamados também de "brinquedos cantados".

A conexão de Francisco com o movimento piaga tem suas raízes em 2021, ano em que ele deu início ao Projeto En-Cantar. Através desse projeto, Francisco produz vídeos onde aborda os mitos, visita os locais turísticos e encantados do Piauí, além de divulgar as músicas que produz para contar sobre as lendas regionais.

"Eu me apaixonei pelo Movimento Piaga, pois o mesmo valoriza a cultura do Piauí, e como sou apaixonado por esta terra, foi fácil estabelecer essa conexão", comentou Francisco.

Dentre as suas obras de destaque, englobadas na musicalidade do Movimento Piaga, estão as canções que abordam as lendas e suas conexões com locais encantados do Piauí:

  • Galo da Apertada Hora
  • Iná, a virgem do açúde Caldeirão
  • O Vulcão encantado de Sete Cidades
  • A Botija de Ouro e o Curimatá Encantado 

Para acompanhar e fortalecer o trabalho desse produtor de música e cultura piaga, siga o seu canal En-Cantar no Youtube: CLIQUE E CONHEÇA

A seguir, uma das produções de Francisco Moreira: a canção do Galo da Apertada Hora, mito do município de Piripiri (Piauí).


Texto:
Rafael Nolêto
Jornalista, escritor e idealizador do Movimento Piaga

Um comentário: