sábado, 2 de setembro de 2023

Ernâni Getirana: Lapidando palavras na terra da Opala

O município piauiense de Pedro II, localizado a cerca de 195km ao norte da capital Teresina, é bem conhecido pelas suas riquezas naturais e culturais, recebendo denominações como "Terra da Opala" e "Suíça Piauiense".

Fundado por portugueses em 1854, como uma pequena Vila, hoje o município de Pedro II conta com quase quarenta mil habitantes, dentre os quais destacamos aqui o escritor Ernâni Getirana de Lima. O professor Ernâni, como muitos o conhecem, também atua como poeta, compositor e artista visual, sendo uma referência na cultura do município.

Nascido em Pedro II, em 20 de novembro de 1959, Ernâni é formado em Letras e atua como professor, publicando livros desde os anos 1980. Suas obras lhe renderam reconhecimento e prêmios em alguns concursos de poesia.

Ele integra o Coletivo P2 e também é membro das Academias de Letras: AVAL, UBE-PI, APLA e IHBPI. Em setembro de 2023, aderiu ao Movimento Artístico Piaga, juntamente a outros artistas piauienses, em busca de uma convergência de produções que valorizem aspectos folclóricos e a identidade regional, características que já tem adotado em suas obras.

"Me identifico com o Movimento Piaga porque vejo, no folclore, fortes laços que nos ajudam a perceber o mundo para além do aqui e do agora, sem abandonar o aqui e o agora", comenta Ernâni.

Ernâni Getirana, em cenário pedrossegundense

As temáticas abordadas nos livros e publicações de Ernâni convergem com os pilares defendidos pelo Manifesto de Arte Piaga, pois contemplam a vida rural, a identidade e também aspectos do patrimônio piaga.

Dentre os seus livros, merece destaque o Lendas da Cidade de Pedro II, onde ele narra diversos contos lendários do município, revelando um pouco da magia de seu território. 

Outras obras de Ernâni são os livros: Estripulias de Rosa Doida; O Festival de Inverno de Pedro II;  Poemas na Pele; Raspa do Mameleiro (I,II,II); O Por do Sola na Praça Velha. 

Em meio aos museus pedrossegundenses, às joias de opala, ao rico artesanato em tecelagem e ao cenário formado pela arquitetura de casarios coloniais e natureza preservada, Ernâni é inspirado diretamente pelo clima serrano e por uma cultura que pulsa firme nessa terra de tantas riquezas, lapidando palavras e consolidando uma literatura que edifica, preserva histórias e inspira gerações.

Siga Ernâni no Instagram: @ernanigetirana

Texto:
Rafael Nolêto
Jornalista, escritor e idealizador do Movimento Piaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário