quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Paulo Goudinho: Escrevendo e Musicalizando o cotidiano do Piauí

Através da música, é possível transmitir saberes, valores e visões de mundo que inspiram e que conectam os ouvintes. No Movimento Piaga, as produções musicais são de grande valia para promover o fortalecimento de aspectos identitários, a conexão com a ancestralidade e a exaltação das riquezas regionais.

Um dos artistas que compõem o Movimento Piaga, no segmento musical, é o teresinense Paulo Goudinho, que tem inúmeras composições e produções musicais, atuando também como escritor, poeta e cordelista.

Nascido em 17 de dezembro de 1969, Paulo é graduado em música e pós-graduado em musicoterapia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na capital piauiense, ele atua como professor das redes estadual e municipal.

Seu trabalho como produtor musical de bandas infanto-juvenis ganhou destaque especialmente pela produção da Banda Curumim, que idealizou. Outra banda infantil produzida por Paulo é o Grupo Pindorama, que foi premiada no 3º Concurso de Músicas Carnavalescas de Teresina, com a música "Brincando".

Profícuo compositor, Paulo é reconhecido pelas suas músicas que exaltam aspectos mitológicos, folclóricos, os artistas locais, as belezas do território piaga, as brincadeiras e a cultura popular. Tais afinidades o fizeram aderir ao Movimento de Arte Piaga, assinando o Manifesto Artístico juntamente com outros artistas.

"Estou entusiasmado para poder integrar o Movimento de Arte Piaga, dando continuidade às produções e fortalecendo a causa", comentou Paulo. 

No segmento literário, Paulo publicou oito obras ao longo de sua carreira, nas quais costuma usar linguagem poética e prosa para retratar o cotidiano e as observações do seu entorno. São de autoria de Paulo os livros "Toda versidade"; Universo; Palavra andante; Artistas que mudaram o mundo; A Menina que pedia livros; Velhos poemas novos; O Menino que não era gente; De médico e de louco todos nós temos um pouco; As aldravias qu'eu fazia e nem sabia.

Siga Paulo Goudinho no Instagram @paulo_goudinho


Texto:
Rafael Nolêto
Jornalista, escritor e idealizador do Movimento Piaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário