quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Douglas Viana Elizeu: Ilustrando a magia do Piauí

Quando o desejo de retratar o imaginário piaga encontra com a ponta do lápis de Douglas Viana Elizeu, surgem traços fortes e contrastantes que ajudam a contar causos e induzem o observador a fazer um mergulho em muitas histórias fantásticas.

Nascido em Altos (Piauí), Douglas é filho de Luciana Viana Elizeu e Mauro Sérgio Souza Elizeu. Suas ilustrações se tornaram populares ao ilustrar as obras de José Gil Barbosa Terceiro, em especial no site Causos Assustadores do Piauí e também nos livros de lendas e contos.

Desde bem jovem, Douglas manifesta o seu talento através dos lápis e canetas que ele conduz como verdadeiras ferramentas mágicas. Com sensibilidade, ele tem colaborado para ilustrar parte do nosso patrimônio imaterial: os relatos populares.

Sua arte é caracterizada pelos traços firmes, pelo contraste de sombreamentos suaves ou texturizados e, especialmente, pelas hachuras criadas a partir de linhas paralelas. Tais rachuras cruazadas exigem bastante técnica e paciência, dando uma nobreza especial às criações de Douglas.

A seguir, vemos algumas das ilustrações feitas por Douglas Viana, alinhadas ao Manifesto de Arte Piaga, por serem desenhos figurativos, retratarem aspectos identitários, explorarem o contraste e temas mitológicos, fortalecendo a representatividade da própria tradição folclórica do território.

A ilustração acima, de Douglas Viana, retrata o mito do Povo Encantado do Morro do Letreiro, um relato popular contato no município de Altos (Piauí), publicado no site Causos Assustadores do Piauí.

Ilustração representando o Mestre Babaçu, publicada no livro A Magia das Palmeiras


Ilustração representando o Mestre Buriti, publicada no livro A Magia das Palmeiras

Siga Douglas Viana no Instagram: @bidovianart

Texto: Rafael Nolêto (Jornalista, Artista e Mobilizador do Movimento Piaga)



Nenhum comentário:

Postar um comentário