quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Thiago Inácio: revelando, com alegria, os encantos de Lagoa Alegre

Com atuação nas áreas de história, sociologia, antropologia, poesia e resgate da memória, o jovem escritor Thiago de Oliveira Inácio nasceu em Teresina, em 18/10/1997. Thiago viveu boa parte de sua vida no município de Lagoa Alegre, terra originária de sua família materna.

Thiago também passou alguns anos residindo em Brasília, onde cursou Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Após concluir sua formação, coincidindo com o período da pandemia, retornou para Lagoa Alegre. 

Ao retornar para sua terra, desenvolveu o Projeto Lagoa Alegre Memórias (LAM), uma iniciativa de resgate e preservação da história, cultura e arte local naquele município. O projeto obteve rápida adesão popular, se popularizando com bastante engajamento nas redes sociais, dando visibilidade ao pesquisador. A partir de seu trabalho nas redes sociais, Thiago passou a receber diversos convites para ministrar palestras nas escolas municipais, além de participar de programas de rádio e TV no Estado. O Projeto se tornou bastante conhecido em toda região e em municípios vizinhos, motivando homenagens em várias oportunidades em eventos oficiais no município, como em feiras do conhecimento e datas festivas.

Historiador e memorialista apaixonado pela história do Piauí, Thiago também gosta de registrar suas descobertas culturais através de documentários audiovisuais. Ele se considera um "agitador cultural" no município de Lagoa Alegre, pois de fato desenvolveu diversas ações através do Projeto LAM (Lagoa Alegre Memórias), sempre exaltando a cultura e a identidade local.

Através do entusiasmo de Thiago para promover a cultura local, foram realizados saraus, concursos fotográficos e de poesia, lançamento de um museu virtual, além da realização de exposições e da Feira Raízes. O Projeto LAM também contemplou a produção de diversos documentários audiovisuais, abordando a história, a memória e o folclore lagoa-alegrense.

O trabalho de Thiago, pesquisando e organizando um acervo historiográfico sobre a história e a cultura regional, resultou em um compilado que atualmente reúne aproximadamente 8 mil arquivos, entre fotos, vídeos, entrevistas, arquivos de áudio e documentos digitalizados. O acervo organizado possibilitou a produção e o lançamento de um livro sobre a história geral do município de Lagoa Alegre, lançado em 2023, no SALIPI (Salão do Livro do Piauí) e esgotado ainda na pré-venda.

No ano de 2021, não satisfeito com os êxitos pessoais na atuação cultural da sua região, Thiago sentiu a necessidade de promover uma maior integração entre os pesquisadores do centro-norte piauiense. A partir dessa motivação ele fundou, juntamente com outros seis historiadores de distintos municípios, a Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior (AHMOCAMPI), ocupando a cadeira de número 8. A instituição tem ganhado destaque inclusive fora do Piauí, já tendo firmado parcerias com importantes instituições do Estado, como a UFPI e a UESPI.

Além disso, em 2020, fundou com outros poetas o Coletivo de Poetas Das Onças Era Chamada, grupo formado unicamente por escritores lagoa-alegrense e que visa fomentar a literatura no município. O coletivo já se encaminha para a publicação de sua segunda Antologia Poética.

Em constante evolução, Thiago tem como temas centrais de suas produções a história, a memória, a identidade local e de lugar, a territorialidade, o folclore e a antropologia. Tais afinidades o levaram a aderir, em 2023, ao Movimento Piaga, que também reúne artistas, intelectuais e produtores culturais de diversos segmentos. Para marcar seu ingresso neste movimento, Thiago idealizou a produção de uma obra literária sobre lendas, causos e mitos e Lagoa Alegre.

"Entendo o Movimento Piaga como uma manifestação de nossa ancestralidade, que nos conecta, por meio das mais diversas facetas a esta mesma origem, a nossa identidade coletiva e de lugar, que não pode se expressar senão através da arte, do folclore e da cultura popular.", comenta Thiago.

Em 2018, Thiago lançou o artigo “Imagem e Memória na construção de uma identidade lagoa-alegrense”, que foi apresentado no “I Congresso Internacional Gênero, políticas e epistemologias”. Em 2019, teve poema publicado na antologia poética “Corações Libertários”, pelo “Habeas Liber”, Projeto de Extensão da Faculdade de Direito da UnB. Em 2021, venceu o “Concurso Torquato Neto”, promovido pela “Academia de Letras de Teresina (ALT)”, e teve poema publicado pela instituição na antologia “Louvação”. Foi também premiado no “II Festival de cinema, teatro, dança e poema”, promovido pela “Escola de Artes JP”. Em 2022, organizou e lançou a coletânea “Das onças era chamada: poetas da terra”, obra que reuniu poemas de autores lagoa-alegrenses. No mesmo ano, foi selecionado para a antologia “Poemas para o Piauí”, organizada pela editora Prelúdio. Em 2023, lançou sua maior obra, o livro “Lagoa Alegre: a história recontada”.

Acompanhe o trabalho de Thiago nas Redes Sociais:
@lagoa_alegre_memorias e @thiago.inac


Texto:
Rafael Nolêto
Jornalista, escritor e idealizador do Movimento Piaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário